Antes do ano 1000, várias tentativas de espalhar o cristianismo para a Islândia foram feitas com resultados variados, mas as práticas pagãs ainda eram rápidas.
Então, no verão de 1000, aconteceu um grande evento no Alþing em Þingvellir. O Caos ameaçou a sociedade jovem quando o Parlamento foi dividido em 2 grupos: pagãos e cristãos. Cada facção tinha seu próprio Presidente e recusava-se a reconhecer as leis do outro lado. Os os lados concordaram que , o presidente da lei pagã, deveria decidir qual religião que todos os islandeses deveriam seguir. Thorgeir escondeu-se por uma noite e um dia, depois caminhou até á Lögberg e declarou publicamente que os islandeses deveriam assumir o cristianismo, embora os pagãos, possam continuar a praticar sua religião em segredo.
O discurso de Thorgeir marcou um ponto de viragem na Islândia, e o cristianismo começou a fazer parte da sociedade islandesa sem recorrer a armas ou derramamento de sangue.
O cristianismo torno mais fácil a entrada para outras culturas estrangeiras entrarem na Islândia. A primeira igreja foi construída em Þingvellir logo após a adopção do cristianismo. Dizem que foi feito com madeira doada pelo rei norueguês, que também doou um sino que foi usado para sessões parlamentares.