about

Skogafoss é uma queda de agua situada no rio Skoga, no sul da Islândia, nas falésias do antigo litoral. Depois que o litoral recuou para o mar (agora está a uma distância de cerca de 5 quilômetros da aldeia de Skogar), as antigas falésias do mar permaneceram. Skogafoss é única porque a queda de agua vem directamente de duas geleiras, Eyjafjallajokull e Myrdalsjokull.

Subir os 370 degraus para o topo da  Skogafoss recompensa, os visitantes tem uma vista impressionante sobre o litoral do sul da Islândia. Também é o inicio para uma caminhada popular que se chama Fimmvorduhals. 

Devido ás quantidade de spray que a Skogafoss produz consistentemente, um arco-íris único ou duplo é normalmente visível nos dias de sol.

Mas Skogafoss também é conhecida por uma lenda. Essa lenda conta que Thrasi ( Þrasi Þórólfsson), o primeiro colono Viking, em meados de 900 d.C., terá enterrado um baú cheio de ouro e outros tesouros, numa caverna atrás da cascata. Os moradores locais tentaram encontrar o baú por diversas vezes, mas sem sucesso. Numa das tentativas, os 3 filhos de Ámundi Þormóðsson, em  cerca de 1650 d.c, tentaram a sua sorte mas, quanto mais se aproximavam da cascata, mais parecia que a sua quinta estava em chamas. Acabaram por correr em direcção à quinta mas quando lá chegaram, nada se passava. Mais tarde voltaram à cascata, em embora induzidos em erro por alguns delírios, diz-se mesmo que conseguiram visualizar o baú escondido. Quando tentaram puxar o baú, atando uma corda a um dos anéis do baú, este soltou-se e o baú terá ficado perdido para sempre. Este anel,  foi nessa altura oferecido à igreja local, agora encontra-se no Skógar Museum, a poucos metros da cascata.

O rio a seguir ás quedas detém uma grande população de salmão, por vezes pescadores são vistos neste local a pescar de Julho a Outubro.

Parque de campismo Skogafoss:
Junto à Skogafoss existe um acampamento, onde os viajantes podem ficar por um preço baixo.

Oferece excelentes oportunidades de fotografia, especialmente no inverno, quando as Auroras dançam pelo céu.

Fimmvorduhals – Trilho de caminhada:
Como mencionado anteriormente, Skogafoss pode ser o ponto inicial ou final de uma das trilhas mais populares na Islândia, Fimmvorduhals. A caminhada, só está disponível no verão, é de 25 km e geralmente terminada em um dia ou dois.