Golden Circle

O Golden Circle  é uma rota turística, muito popular no sul da Islândia. Fica perto de Reykjavík e podem-se visitar muitas das principais atracções islandesas ,como o parque de  Þingvellir,  Geysir, Silfra, Gulfoss, Öxarárfoss, Kerið, etc.

O nome Golden Circle é um termo de marketing que não tem raízes na história islandesa. 

Þingvellir

Þingvellirfica fica no sudoeste da Islandia, a cerca de 40 km de Reykjavik. Foi aqui que foi fundado o primeiro parlamento do mundo em 930Dc.

A independência islandesa foi proclamada neste lugar em 17 de Junho de 1944.

Este local também é conhecido, por se poder observar a Dorsal Mesoatlântica, que divide as placas tectónicas Norte-americana e a Euro-asiática.

Geysir Strokkur

Geysir (em português  géiser ) fica na zona termal de Haukadalurnas, nas encostas da colina de Laugarfjall . O seu nome deriva do verbo gjósa, “jorrar”. 

É um dos géiser mais famosos do país, que entra em erupção a cada quatro a oito minutos e libera água que atinge em média vinte metros de altura, mas pode chegar a mais de quarenta metros. 

Strokkur faz parte da uma área geotérmica, onde se encontram diversos outros fenómenos geotérmicos, como piscinas de lama, fumarolas e depósitos de algas.

A primeira referência a este géiser, data de 1789, quando um terremoto desbloqueou a saída de água e permitiu o seu aparecimento. 

Gullfoss ( queda dourada )

O amplo rio Ölfusá corre para o sul e, a cerca de um quilometro acima das quedas, vira bruscamente para a direita e flui para dentro de uma ampla “escada” de três passos curvada e depois mergulha abruptamente em duas etapas 11 metros, mais  21 metros em uma fenda de 32 metros de profundidade. A fenda, tem cerca de 20 metros de largura e 2,5 km de comprimento, que se estende perpendicular ao fluxo do rio. À medida que alguém se aproxima das quedas, a borda é obstruída da vista, de modo que parece que o rio simplesmente desaparece na terra.

Kerið

Acredita-se que Kerið foi originalmente um vulcão que entrou em erupção e esvaziou a sua reserva de magma. Uma vez que o magma foi esgotado, o peso do cone entrou em pedaços em uma câmara de magma vazia, para depois ser enchido com água.

A caldeira Kerið é composta de rocha vulcânica vermelha e tem cerca de 55 m de profundidade, 170 m de largura e 270 m de diâmetro. Há pouca vegetação na cratera de paredes íngremes, salvo por uma parede com uma inclinação mais suave que é coberta de musgo profundo. 

O lago em si é bastante raso e a sua beleza é impressionante, cercado pelas paredes da cratera vermelha. Kerið oferece um excelente contraste de cores e um cenário altamente impressionante.

A acústica da cratera é considerada bastante boa, e já foram feitos vários concertos, dentro dela.

É necessario pagar cerca de 400 ISK por pessoa, para visitar o local.

Bruarfossjpg

Bruarfoss Waterfall

Brúarfoss significa “ponde sobre a queda de agua”. Também é chamada de queda de agua azul.

Coordenadas

ox

Öxarárfoss

Öxarárfoss é uma queda de agua bastante conhecida localizada no Parque Nacional Þingvellir, não muito longe de Reykjavík.

Cordenadas

Faxi

Faxi

Faxi é uma queda de agua, ampla e serena no sul da Islândia, a aproximadamente doze quilómetros de distância da Gullfoss e do Geysir.

Cordenadas

 

Secret Lagoon Hot Spring

Secret Lagoon Hot Spring

É uma fonte termal artificial de recursos naturais localizada na área geotérmica próxima da vila de Flúir. É a piscina mais antiga do país, e uma das mais populares.

Coordenadas 

Laugarvatn Fontana

Laugarvatn Fontana​

Mergulhe em uma piscina natural, ouça a fonte quente borbulhante nas saunas a vapor ou, para os mais aventureiros, mergulhe no refrescante lago.

Coordenadas 

Frioheimar​

Friðheimar​

Excelente local para almoçar uma sopa de tomate cultivada numa estufa islandesa.  

Coordenadas 

The Barnloft

The Barnloft

Nunc nec massa nec est interdum suscipit. Donec vel orci quis dolor

Silfra

Silfra

Nunc nec massa nec est interdum suscipit. Donec vel orci quis dolor

IMG_5233

Hrunalaug (Hruni hot springs)

Nunc nec massa nec est interdum suscipit. Donec vel orci quis dolor

Mapa Golden Circle

Mapa com os principais locais do Golden Circle.

Close Menu