pGodafoss

Godafoss

Godafoss ( Catarata dos Deuses) 

É uma queda de água da Islândia, situada na região de Nordurland Eystra, no nordeste do país. 

Tem uma altura de 12 m e uma largura de 30m, e transporta a água do rio Skjálfandafljót proveniente do glaciar Vatnajökull. 

No ano 1000Dc, Thorgeir Thorkelsson, o presidente do Parlamento islandês (Althing) morava na fazenda Ljosavatn, apenas a 2 km da cascata. Neste ano a assembleia legislativa da Islândia estava a debater qual religião que deveriam praticar: “paganismo nórdico” ou “cristianismo”. Thorgeirr, ele próprio sacerdote pagão e chefe, decidiu a favor do cristianismo, depois de um dia e uma noite de meditação silenciosa sob um cobertor de peles. Depois de sua decisão, o próprio Thorgeirr converteu-se ao cristianismo e, quando rvoltou para casa,  vindo do parlamento, ele mandou os seus deuses pagãos para a cascata como ato simbólico da conversão. Como resultado do evento, a cascata foi chamada Godafoss (Cascata dos deuses).

No ano 2000Dc foi construída uma igreja na quinta Ljosavatn para comemorar os 1000 anos do cristianismo na Islândia. A igreja está aberta aos visitantes durante o verão.

 Uma janela em Akureyrarkirkja, na Catedral de Akureyri, ilustra essa história.

Close Menu