Surfar na Islândia ( Under An Arctic Sky )
Com três horas de luz por dia, tempestades de inverno brutais e temperaturas de congelamento, a Islândia está longe de ser a viagem de surf ideal. No entanto, isso não impediu o fotógrafo Chris Burkard e o cineasta Ben Weiland de arredondar uma equipe de surfistas em busca das ondas desconhecidas nas ilhas do norte remoto … mesmo durante a pior tempestade que atingiu a costa da Islândia em 25 anos.
Este documentário pode ser encontrado no youtube ou no Netflix.
Islendinga app ( Aplicação anti incesto )
A Islândia é um país relativamente pequeno, que abriga menos de 330 mil pessoas. E cerca de dois terços dos islandeses vivem em ou perto de Reykjavík, a capital do país. Com uma pequena população agrupada em um espaço relativamente pequeno, pode ver como seria fácil se relacionar com um familiar remoto. É um problemaque foi solicionado com um aplicativo móvel chamado Íslendinga-App, que ajude os islandeses a determinar se seu potencial pareceiro romântico é realmente um primo pouco conhecido ou uma tia há muito perdida.
Para evitar conexões familiares acidentais, uma empresa chamada Sad Engineers Studios criou o aplicativo usando informações de um banco de dados genealógico online. A colecção remonta a mais de mil anos e contém informações de mais de 720,000 islandeses. Ao escrever em um nome vai ter o resultado, mas os islandeses que são cara a cara podem simplesmente juntar os telefones para saberem os resultados (se ambos tiverem o aplicativo, e o telemóvel suportar NFC). Os engenheiros chama esse recurso “Sifjaspellsspillir” ou “Spoiler de incesto”. Como diz o slogan: “Bump the app antes de bater na cama”.


Dorsal Mesoatlântica
A Dorsal Mesoatlântica (DMA), é a designação dada em oceanografia física às grandes cadeias de montanhas submersas nos oceanos que resultam do lento afastamento das placas tectónicas Norte-americana e Euro-asiática. Os pontos mais elevados desta cordilheira emergem em vários locais, formando ilhas, que é o caso da Islândia e também os Açores.
O local onde a DMA é mais visível é no Parque Nacional Thingvellir, no sudoeste da Islândia. O vão entre as placas da Norte-americana e a Eurasiática, pode ser visto claramente nas fissuras ou falhas que atravessam a região.Ali também encontramos a fissura Silfra, que é um local popular para a pratica de mergulho, onde os turistas podem mergulhar entre as duas placas tectónicas.
As estufas
Uma das minhas estufas preferidas, quando vou fazer o Golden Circle é a estufa de Friðheimar, onde se pode visitar a estuda e comer uma óptima sopa de tomate acompanhada de um pão maravilhoso.
Para quem não for fazer o Golden Cricle e for só passear pelo sul ou fazer a famosa Ring Road, pode sempre parar na Rósakaffi, para petiscar qualquer coisa e ver a sua estufa que é dedicada ao cultivo de rosas.





Whalter Milty. A cena do skate....
Uma das cenas mais conhecidas deste filme, foi filmada perto da cidade de Seydisfjordur, na costa este da Islândia. Mas no filme é referida como cidade de Stykkisholmur.
No filme a cidade real de Stykkisholmur serve como Nuuk, Groenlândia, e a cidade de Seydisfjordur, na costa este da Islândia desempenha o papel de Stykkisholmur. Que trocas e baldrocas !!!!!
Outro local onde foram feitas algumas filmagens foi na cidade de Borgarnes. No filme é uma pizzaria Papa John’s , mas hoje em dia é uma das minhas Pastelarias preferidas na Islândia. Chama-se Geirabakari Kaffihus .
ICE, ICE, BABY - 14 Dias na Islândia
Um excelente video feito pela youtuber Bumba na Fofinha, que fala na sua viagem de 14 dias.
Um Vulcão Chamado Islândia
Um Vulcão Chamado Islândia
Episódio 34 de 47 Duração: 30 min
Há dez anos a Islândia sofria o maior colapso económico de sempre.
Os três maiores bancos do país anunciaram falência no mesmo dia. Os islandeses, considerados o povo mais pacífico do mundo, foram para a rua protestar! Demitiram o Governo, julgaram o primeiro-ministro e prenderam os banqueiros corruptos.
A economia do país, considerado o terceiro mais rico do mundo, desmoronou-se. O desemprego disparou para os 12 por cento. Muitos islandeses emigraram. O país parou! E os portugueses que lá viviam e trabalhavam sobretudo na construção civil regressaram a casa.
Dez anos depois, o Linha da Frente foi até à Islândia. Encontrou uma economia a emergir, sustentada no boom turístico dos últimos anos. No entanto, há analistas preocupados com o futuro do país. A euforia turística não vai durar para sempre.
“Um Vulcão Chamado Islândia” é uma reportagem de Cristina Liz, com imagem de Rui Rodrigues e edição de Sara Cravina.
Link –»» https://www.rtp.pt/play/p4231/e378232/linha-da-frente