Surfar na Islândia  ( Under An Arctic Sky )

Com três horas de luz por dia, tempestades de inverno brutais e temperaturas de congelamento, a Islândia está longe de ser a viagem de surf ideal. No entanto, isso não impediu o fotógrafo Chris Burkard e o cineasta Ben Weiland de arredondar uma equipe de surfistas em busca das ondas desconhecidas nas ilhas do norte remoto … mesmo durante a pior tempestade que atingiu a  costa da Islândia em 25 anos.

Este documentário pode ser encontrado no youtube ou no Netflix.

 

Islendinga app ( Aplicação anti incesto )

 

A Islândia é um país relativamente pequeno, que abriga menos de 330 mil pessoas. E cerca de dois terços dos islandeses vivem em ou perto de Reykjavík, a capital do país. Com uma pequena população agrupada em um espaço relativamente pequeno,  pode ver como seria fácil se relacionar com um familiar remoto. É um problemaque foi solicionado com um aplicativo móvel chamado Íslendinga-App, que ajude os islandeses a determinar se seu potencial pareceiro romântico é realmente um primo pouco conhecido ou uma tia há muito perdida.

Para evitar conexões familiares acidentais, uma empresa chamada Sad Engineers Studios criou o aplicativo usando informações de um banco de dados genealógico online. A colecção remonta a mais de mil anos e contém informações de mais de 720,000 islandeses. Ao escrever em um nome vai ter o resultado, mas os islandeses que são cara a cara podem simplesmente juntar os telefones para saberem os resultados (se ambos tiverem o aplicativo, e o telemóvel suportar NFC). Os engenheiros chama esse recurso “Sifjaspellsspillir” ou “Spoiler de incesto”. Como diz o slogan: “Bump the app antes de bater na cama”.

Dorsal Mesoatlântica

A Dorsal Mesoatlântica (DMA), é a designação dada em oceanografia física às grandes cadeias de montanhas submersas nos oceanos que resultam do lento afastamento das placas tectónicas Norte-americana e  Euro-asiática.  Os pontos mais elevados desta cordilheira emergem em vários locais, formando ilhas, que é o caso da Islândia e também os Açores.

O local onde a DMA é mais visível é no Parque Nacional Thingvellir, no sudoeste da Islândia. O vão entre as placas da Norte-americana e a Eurasiática,  pode ser visto claramente nas fissuras ou falhas que atravessam a região.Ali também encontramos a fissura Silfra, que é um local popular para a pratica de  mergulho,  onde os turistas podem mergulhar entre as duas placas tectónicas.

As estufas

 
A Islândia tem um clima extremo, quase 20 horas de escuridão no inverno com pouca terra arável. Foi em 1924 que foram introduzidas as estufas e hoje em dia os moradores dependem de estufas para obterem, a maior parte de sua comida fresca.
Em algumas zonas como Selfoss, existem varias estufas em vidro que são aquecidas por energia geotérmica. Para compensar a falta de luz solar durante o inverno, são iluminadas com luz artificial.
Podemos encontrar estufas com morangos, tomates, pipinos, mas tambem flores como rosas entre outras.  Geralmente o cultivo e feito em substracto inerte como lã de rocha. Para fazer polinização são importadas abelhas que são introduzidas no ecossistema das estufas.
 

Uma das minhas estufas preferidas, quando vou fazer o Golden Circle é a estufa de Friðheimar, onde se pode visitar a estuda e comer uma óptima sopa de tomate acompanhada de um pão maravilhoso.

Para quem não for fazer o Golden Cricle e for só passear pelo sul ou fazer a famosa Ring Road, pode sempre parar na Rósakaffi, para petiscar qualquer coisa e ver a sua estufa que é dedicada ao cultivo de rosas.

 

 

 

Whalter Milty. A cena do skate....

Uma das cenas mais conhecidas deste filme, foi filmada perto da cidade de Seydisfjordur, na costa este da Islândia. Mas no filme é referida como cidade de Stykkisholmur.

No filme a cidade real de Stykkisholmur serve como Nuuk, Groenlândia, e a cidade de Seydisfjordur, na costa este da Islândia desempenha o papel de Stykkisholmur.  Que trocas e baldrocas !!!!! 

Outro local onde foram feitas algumas filmagens foi na cidade de Borgarnes. No filme é uma pizzaria Papa John’s , mas hoje em dia é uma das minhas Pastelarias preferidas na Islândia. Chama-se Geirabakari Kaffihus .

ICE, ICE, BABY - 14 Dias na Islândia

Um excelente video feito pela youtuber Bumba na Fofinha, que fala na sua viagem de 14 dias.

Um Vulcão Chamado Islândia

Episódio 34 de 47 Duração: 30 min

Há dez anos a Islândia sofria o maior colapso económico de sempre.
Os três maiores bancos do país anunciaram falência no mesmo dia. Os islandeses, considerados o povo mais pacífico do mundo, foram para a rua protestar! Demitiram o Governo, julgaram o primeiro-ministro e prenderam os banqueiros corruptos.
A economia do país, considerado o terceiro mais rico do mundo, desmoronou-se. O desemprego disparou para os 12 por cento. Muitos islandeses emigraram. O país parou! E os portugueses que lá viviam e trabalhavam sobretudo na construção civil regressaram a casa.
Dez anos depois, o Linha da Frente foi até à Islândia. Encontrou uma economia a emergir, sustentada no boom turístico dos últimos anos. No entanto, há analistas preocupados com o futuro do país. A euforia turística não vai durar para sempre.
“Um Vulcão Chamado Islândia” é uma reportagem de Cristina Liz, com imagem de Rui Rodrigues e edição de Sara Cravina.

Link –»» https://www.rtp.pt/play/p4231/e378232/linha-da-frente

Close Menu