
about
As baleias são grandes mamíferos aquáticos, também conhecidos como cetáceos. Sabe-se que várias civilizações, incluindo a islandesa que as caçam desde 875 dC. Hoje a caça às baleias é uma indústria em extinção e os gentis gigantes do oceano passaram a ser vistos como uma atracão turística.
Na Islândia, pode ver as baleias a nadarem sobre a aurora boreal ou iluminadas pelo sol da meia-noite. Isto tudo dependendo da época do ano que visita a Islândia. Se as quiser encontrar, existem varias excursões na cidade de Reykjavik e em outros locais da Islândia durante todo o ano.
A abundante luz do dia de verão combinada com uma mistura única de correntes marítimas frias e quentes que se misturam nos fiordes da Islândia, dão origem a uma rica variedade de peixe, que no fundo é um abundante campo de alimentação e que acaba por atrair vinte e três espécies de baleias, sendo esta altura a que tem mais taxa de sucesso.


Baleias Minke
As possibilidades de detectar certos tipos específicos de baleias em uma viagem de observação variam dependendo do porto de
partida, mas a baleia Minke é de longe o animal mais avistado em toda a Islândia durante todo o ano.
São ão de longe a grande baleia mais comum nas águas da Islândia. Muitas delas migrão para a Islândia durante o verão e algumas permanecem nos meses de inverno. Elas são pequenas em comparação com outras espécies, mas ainda podem exceder os nove metros de comprimento.
O seu comportamento geralmente é bastante tímido, mas devido ao seu número, elas podem ser vistas regularmente em quase todos os portos de observação de baleias, incluindo Reykjavík.

Orcas
As orcas são a maior espécie de golfinhos do mundo e cerca de 5000 vivem na Islândia durante todo o ano. Chegam mais perto da costa durante os meses de verão. Orcas, também chamadas de baleias assassinas, podem aparecer em qualquer viagem de observação de baleias, mas não são tão fáceis de encontrar quanto outras espécies devido à sua natureza transitória; elas não tendem a permanecer na mesma zona durante muito tempo. São das baleias mais procuradas pelos observadores de baleias.
Podemos avistá-las nos fiordes doeste, ao redor da Península de Snæfellsnes e ao longo da costa sul.

Baleias Jubarte ( humpback)
As baleias jubarte, também conhecida como baleia Cantora, chega à Islândia durante os meses de verão. Ao contrário das baleias minke, as jubarte são conhecidas por seu comportamento acrobático, basicamente, são as divas que procuram atenção no mundo das baleias. É comum vê-las em passeios de observação de baleias, a bater as suas caudas. Operadores turísticos de cidades do norte, como Akureyri e Húsavík, tiveram épocas em que pelo menos uma jubarte foi avistada em todas as excursões.
Conclusão:
A observação de baleias geralmente é mais agradável, bem-sucedida e recompensadora durante o verão; com a exceção nas excursões da Península de Snæfellsnes, devido às taxas de sucesso de se conseguir avistar orcas. Independentemente disso, as excursões para observação de baleias acontecem ao longo do ano por um bom motivo; A Islândia tem uma abundância de cetáceos que podem ser vistos com segurança, independentemente da estação.