Aurora Boreal

As Auroras Boreais são geradas quando as partículas carregadas, contidas nos vento solar, embatem contra o campo magnético da terra e são desviadas para os pólos. A luz resulta da interacção entre os electrões do vento solar, com os átomos e moléculas de gases como o oxigénio e o azoto presente na atmosfera terrestre. Em cada colisão o átomo ou molécula absorve a energia do electrão e liberta-a sob forma de luz. A cor depende da composição do gás e da altitude.

As melhores noites para observar a Aurora Boreal no hemisfério Norte, acontecem entre Setembro e Março. 

No site vedur alem de se poder consultar o estado do tempo, também encontramos um separador dedicado à Aurora. Neste separador podemos identificar os locais sem nuvens e consultar se existe ou não actividade. Também existem aplicações para iphone e Android, em que se pode programar um alarme para avisar, caso existe actividade.

A actividade varia entre 0 e 9, Sendo 0 pouco provável 9 muito provável. Na Islândia pode-se observar a partir do nível 2. Esta escala é só uma probabilidade pois a ocorrência de auroras não pode ser 100% prevista.

Dicas

Para quem não quer comprar um tour e quiser seguir na aventura da caça ás auroras, o que aconselho é o seguinte:

Evitar locais com contaminação de luz, como as cidades e as noites de lua cheia.

Consultar o site vedur para encontrar locais sem nuvens e saber se existe actividade.

Levar roupa quente para ir para fora do carro e se possível um termo com chá ou café quente:) 

Se conseguir observar não gaste os primeiros minutos a tirar fotos, aprovei-te e deslumbre o espectáculo que por vezes pode ser curto.

Houve alturas em que estava em hostels, que tinham tours para se ver as auroras. Perguntava ao empregado se nesse dia ia haver algum tour. Se existir-se era bom sinal para se começar a estudar o local para onde as deve ir caçar.

 Boa caçada 🙂

Site vedur: http://en.vedur.is/weather/forecasts/aurora/

 

Close Menu